Cidade

Saquarema comemora seu aniversário de 170 anos com desfile sobre as mudanças climáticas

A Banda da Polícia Militar reverenciando as autoridades no palanque. Fotos: Edimilson Soares.

A Banda da Polícia Militar reverenciando as autoridades no palanque. Fotos: Edimilson Soares.

Por: Michelle Maria

Cidade litorânea, situada na Região dos Lagos, distante cerca de 100 Km da capital do Rio de Janeiro, Saquarema tem, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma população de 74.234 habitantes, numa área de 353.566 Km2. Com belíssimas praias como Massambaba, Barra Nova, Prainha, Boqueirão, Jaconé, Vilatur, Vila e Itaúna, é mundialmente conhecida como a capital nacional do surfe, por suas ondas perfeitas para a prática desse esporte que projetou o município na mídia, tornando-o uma referência durante os campeonatos nacionais e internacionais de surfe. Posteriormente, também ficou conhecida como a Casa do Vôlei, por abrigar a sede da Confederação Brasileira de Voleibol, onde treinam as seleções campeãs mundiais.

A banda estudantil encantou o público com seu ritmo e cadência bem marcados

A banda estudantil encantou o público com seu ritmo e cadência bem marcados.

Uma alegoria representando as queimadas que prejudicam o ambiente

Uma alegoria representando as queimadas que prejudicam o ambiente.

Os anjinhos são a esperança de um futuro melhor para o planeta que já foi um paraíso antes de ser poluído pelos humanos

Os anjinhos são a esperança de um futuro melhor para o planeta que já foi um paraíso antes de ser poluído pelos humanos.

Além das praias, seduzem os visitantes outros pontos turísticos, como as lagoas, as cachoeiras e as serras, o Mirante do Morro da Cruz, a Igreja de Nossa Senhora de Nazareth, o Sítio Arqueológico Praça do Sambaqui da Beirada, a rampa do Voo Livre, o Templo do Rock, museu e morada do músico Serguei, aberto à visitação, entre outros atrativos. As paisagens exuberantes de Saquarema foram escolhidas, recentemente, como cenário da novela Ti Ti Ti, da Rede Globo. É esta cidade, mãe que abriga a todos e mulher que deslumbra os visitantes, que em 8 de maio, comemorou 170 anos de Emancipação Político-Administrativa. Foi um aniversário festivo.

Mães também foram homenageadas

Não faltaram comemorações na data marcada para soprar velinhas para uma mãe que encanta seus filhos com tanta beleza. Porém, este ano, o dia também era delas, Dias das Mães, mães de verdade, que conceberam e deram à luz, que mostraram o caminho a seguir, educando seus filhos e deram morada e o primeiro alimento… Qualquer semelhança entre a mãe-cidade e as mães verdadeiras não é mera coincidência. Todas foram homenageadas durante o belíssimo desfile, que começou cívico e, durante o percurso, virou temático, combinação esta que tornou o evento mais atrativo.

O tema do desfile baseou-se na Campanha da Fraternidade de 2011 – A criação geme em dores de parto – referindo-se às dores causadas pela falta de zelo dos seres humanos com o meio ambiente. A temática apresentada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi “Mudanças climáticas ameaçam a Humanidade”. Entre flores e ritmos que desfilaram pelas ruas históricas, os olhos atentos das autoridades – prefeita Franciane Motta, vice prefeito Dr. Amilcar Ferreira, deputado Paulo Melo, presidente da Assembleia Legislativa, secretários municipais, vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal de Saquarema, Marcos Vinicius, e demais presentes – que observavam o espetáculo realizado por alunos, educadores e projetos relacionados à educação, cultura e esporte, que representaram a Terra originalmente, ainda natural, e após os impactos da intervenção humana, com as nefastas consequências vividas atualmente.

Foram lembradas, em especial, algumas ações que devem ser realizadas para preservar o meio ambiente, tendo como ponto principal a consciência humana. A Terra, com intervenção humana, porém sustentável, foi representada a imagem que todos buscamos: o “Planeta Terra e a Humanidade em Perfeita Harmonia”. Mães, flores e meio ambiente: combinação perfeita para um domingo ensolarado e animado por um desfile de homenagens e afeto.

O carro alegórico simbolizando o paraíso terrestre

O carro alegórico simbolizando o paraíso terrestre.

A energia solar e eólica desfilou ao lado do pedido de socorro da pesca, pescadores e peixes contra a poluição do mar

A energia solar e eólica desfilou ao lado do pedido de socorro da pesca, pescadores e peixes contra a poluição do mar.

Leia também: A cerimônia da Câmara Municipal

O Saquá 134 – Maio/2011

Matéria publicada na edição de junho de 2011 do jornal O Saquá (edição 134)

Similar Posts