Política

Governador Sérgio Cabral inaugura obras em Saquarema

Depois de inaugurar o asfalto, o governador, através da Cedae, assinou com a prefeita Franciane Motta um convênio para levar água tratada para Jaconé, no terceiro distrito. Foto: Edimilson Soares

Depois de inaugurar o asfalto, o governador, através da Cedae, assinou com a prefeita Franciane Motta um convênio para levar água tratada para Jaconé, no terceiro distrito. Foto: Edimilson Soares.

O governador Sérgio Cabral inaugurou obras de asfaltamento dos bairros Boqueirão, Recreio de Nazareth e Jardim, além do campo de grama sintética do Rio d’Areia, em Saquarema. A solenidade de inauguração foi na Rua Prefeito Walquides de Souza, no Boqueirão, onde teve destaque a assinatura de um convênio entre o Governo do Estado, através da Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) e a Prefeitura Municipal, para levar água encanada a Jaconé, um dos bairros que mais cresce no município.

Estiveram presentes várias autoridades, entre elas o vice- governador Luis Fernando Pezão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Melo, o presidente da Cedae, Wagner Victer, o presidente do DER, Dr. Henrique Ribeiro, a prefeita Franciane Motta, o vice- prefeito Amilcar Cunha Ferreira, vários prefeitos da região, como Zelão, de Silva Jardim e André Mônica, de Araruama, o presidente da Câmara Municipal de Saquarema, Marcos Vinícius, vereadores locais e de outros municípios, vários secretários municipais, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Mário Flávio Moreira e outros.

A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, resultou na entrega de cerca de 18 km de pavimentação, beneficiando 35 ruas. No total, em Saquarema já foram feitos 77 km de asfalto, um índice bastante alto, se comparado a outros municípios da região. Também foi ressaltado o empenho do deputado Paulo Melo para trazer estes e outros benefícios para a cidade, como a Escola Técnica que será inaugurada ainda esse ano, na Barreira, no segundo distrito de Saquarema, com capacidade para mil alunos e que vai atender toda a região, e o novo Hospital de Bacaxá, cujas obras continuam em ritmo acelerado.

“Asfaltando as ruas, nós estamos valorizando os imóveis, aquecendo a construção civil e melhorando a qualidade de vida de nossa população”, disse a prefeita Franciane Motta, agradecida ao governador Sérgio Cabral, que tem sido um grande parceiro na administração pública municipal. Por sua vez, o governador elogiou o cuidado que Franciane vem tendo com a cidade, demonstrando grande maturidade política, depois de ter sido secretária municipal de promoção social e vice-prefeita, em governos anteriores.

O presidente da Agenersa Moacyr Fonseca, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João Mário Flávio, o presidente da Cedae Wagner Victer e o secretário municipal de meio ambiente Gilmar Magalhães. Foto: Pedro Stabile.
O presidente da Agenersa Moacyr Fonseca, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Lagos São João Mário Flávio, o presidente da Cedae Wagner Victer e o secretário municipal de meio ambiente Gilmar Magalhães. Foto: Pedro Stabile.
A assinatura do convênio da Cedae com o Governo Municipal, para abastecer Jaconé com água tratada, foi o momento crucial da cerimônia que mobilizou a comunidade local, funcionários públicos e da empresa Oriente, responsável pelo asfaltamento, além de alunos, professores e moradores do Boqueirão e de bairros próximos, como Coqueiral e Barra Nova, para onde devem se expandir as próximas obras de asfaltamento. Com um custo estimado em R$ 8 milhões, as obras de abastecimento de água de Jaconé fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), através da Caixa Econômica Federal, alinhado com o desenvolvimento da região do entorno do Comperj (Complexo Petroquímico da Petrobras no Rio de Janeiro).

Segundo o presidente da Cedae, Wagner Victer, o conjunto de obras consiste na captação de água do Rio Roncador, que nasce na Serra do Matogrosso, construção de elevatórias de água, implantação de adutora, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros, além de instalação de 2 mil ligações domésticas com hidrômetros e um programa de educação ambiental. Serão beneficiados cerca de 12 mil habitantes em Jaconé, uma localidade que não foi contemplada com abastecimento de água, por ocasião da privatização da Cedae, quando então a empresa Águas de Juturnaíba assumiu o abastecimento do primeiro e o segundo distritos de Saquarema.

O Saquá 134 – Maio/2011

Matéria publicada na edição de junho de 2011 do jornal O Saquá (edição 134)

Similar Posts