Comunidade

“Dia do Burro”: um dia especial para cuidar dos animais de trabalho

Produtores rurais da Serra do Matogrosso participaram do evento promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e pela Emater-RJ

Produtores rurais da Serra do Matogrosso participaram do evento promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e pela Emater-RJ.

Realizou-se na Microbacia do Rio Roncador, no terceiro distrito, Sampaio Corrêa, o “Dia especial para cuidar dos animais de trabalho”. O evento foi uma promoção da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Saquarema, com a Emater-Rio, no âmbito do Programa Rio Rural. Os produtores rurais, principalmente aqueles que produzem bananas na Serra do Matogrosso, dependem dos animais de trabalho (burros, cavalos e mulas) para o transporte da produção em locais de difícil acesso para veículos motorizados ou mesmo carroças. Estes animais precisam de cuidados básicos e de proteção contra doenças para desempenharem regularmente suas funções.

Neste dia, os produtores rurais foram orientados sobre os cuidados que devem ter com os cascos, com a prevenção de doenças, a limpeza e o manejo dos animais. Também foi realizada vacinação contra a raiva dos herbívoros, além de casqueamentos e correções de aprumos. A equipe de instrutores foi formada pelo zootécnico Paulo Drude, da Emater; veterinário Jayle Matos e pelo técnico Gilson das Neves, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Saquarema, além do casqueador profissional Luiz Augusto. Foram atendidos 25 animais entre equinos e muares, beneficiando 16 agricultores familiares.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Pesca de Saquarema, Weverson Lisboa, este trabalho deverá ser repetido em outras comunidades como Tingui, Rio Mole e Rio Seco, com o objetivo de promover a sanidade animal e o manejo correto dos animais de serviço. No mesmo dia, a patrulha agrícola do programa Estradas da Produção, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, iniciou os serviços de recuperação das estradas na microbacia. Ao fim do evento, houve a participação de alunos da Escola Municipal João Laureano, que puderam conversar com os produtores e técnicos, além de tirar fotos com seus animais preferidos.

Técnico limpando o casco de um burro para proteção das patas

Técnico limpando o casco de um burro para proteção das patas.

O Saquá 134 – Maio/2011

Matéria publicada na edição de junho de 2011 do jornal O Saquá (edição 134)

Similar Posts