Comunidade

A tradicional Festa do Divino

Detalhe da coroa de prata. Foto: Lia Caldas / Subito Photo

Detalhe da coroa de prata. Foto: Lia Caldas / Subito Photo.

A comunidade católica saquaremense, fiel às tradições da terra, realizará no domingo, dia 12 de junho a Festa em Honra ao Divino Espírito Santo. Produzida pelos festeiros Otávio Azeredo e Luciene Araújo, a tradicional Festa do Divino tem 242 anos, em Saquarema, existindo sem interrupção desde que a cidade era uma simples vila de pescadores. A Festa do Divino é sinal de fartura, mas também de partilha, e neste sentido os festeiros solicitam que a doação de 1 kg de alimento não perecível para ser encaminhado aos mais necessitados. O local de entrega é o Salão Paroquial, na esquina ao lado do Correio, a partir das 9h.

Porém, a programação começa uma semana antes, dia 29 de maio, com o levantamento do mastro que vai desfilar em procissão, saindo da Rua Barão de Saquarema até a colina da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, onde será erguido. De 3 a 11 haverá novena, culminando com missa, vigília e Adoração Eucarística, até meia noite. O dia 12 começa cedo, às 5:30 h, com grande alvorada: repicar de sinos, queima de fogos e banda de música percorrendo as principais ruas da Vila (centro da cidade). Ás 9 h sairá uma procissão com os tradicionais símbolos e insígnias do Divino Espírito Santo, desde a Rua 8 de Maio até a Igreja Matriz, onde haverá Missa Solene, com participação do coral Rainha de Nazareth.

Depois da missa, uma procissão irá até o Império do Divino (coreto em frente à Praça Oscar de Macedo Soares, mais conhecida como Praça do Artesanato), em frente ao qual haverá a secular Benção da Mesa, feita com farinha, pelos Foliões do Divino. Em seguida será servido almoço para os devotos, culminando com um leilão e shows de artistas. Por coincidência, este ano a Festa do Divino será um dia antes da Festa de Santo Antônio e o Corpus Christi, com seus belíssimos tapetes de sal, ocorrerá na véspera do dia de São João, 24 de junho.

O Saquá 134 – Maio/2011

Matéria publicada na edição de junho de 2011 do jornal O Saquá (edição 134)

Similar Posts