O subcomitê da Lagoa de Saquarema

A Lagoa de Saquarema está assoreada, necessitando de uma dragagem urgente. Foto: Paulo Lulo.

A Lagoa de Saquarema está assoreada, necessitando de uma dragagem urgente. Foto: Paulo Lulo.

Os participantes do Subcomitê da Lagoa de Saquarema se reuniram na Colônia de Pesca Z-24. Dentre os vários assuntos debatidos, destaca-se a excelente notícia para Jaconé, que finalmente o bairro será contemplado com rede de abastecimento de água. Essa grande obra acaba de ser licitada e terá a Cedae como fornecedora de água para esta localidade que é um das que mais cresce em Saquarema e já atinge a expressiva população de 6 mil habitantes. Será um sistema de tratamento completo, com abrangência da rua 108 à rua 71, porém não inclui esgotamento sanitário, o que é preocupante, devido à possibilidade de contaminação dos mananciais.

 A reunião do Subcomitê de Saquarema foi na Colônia dos Pescadores e tratou de vários assuntos ambientais... (foto: Monique Barcellos)

A reunião do Subcomitê de Saquarema foi na Colônia dos Pescadores e tratou de vários assuntos ambientais... (foto: Monique Barcellos)

O engenheiro da Cedae, Alexandre dos Santos, explicou o procedimento da Companhia envolvendo as obras, que iniciarão em até 90 dias após a publicação oficial e que vai contar com 1 reservatório de 500m³, com estrutura que chega há 2 mil ligações em Jaconé. Também situada no Terceiro Distrito, a localidade de Sampaio Correia já possui abastecimento próprio da Prefeitura, apoiado pela empresa Águas de Juturnaíba. Assim, fica faltando apenas o bairro de Barra Nova, que continua sem previsão de fornecimento água, por enquanto, mas nesta mesma reunião o tema foi abordado e uma esperança de revisão da abrangência de abastecimento da Águas de Juturnaíba ficou como demanda, para possível ampliação da rede para o bairro que abriga o Centro de Desenvolvimento do Vôlei, da CBV (Confederação Brasileira do Vôlei), a Associação da Polícia Federal, 1 escola, 1 CIEP, várias igrejas e inúmeras pousadas, entre elas a maior de Saquarema que é a Julia1s Pousada, e apesar de tudo ainda sofre com a falta d´água…

... entre eles o saneamento da Lagoinha, em Itaúna. (foto: Rossini Maraca)

... entre eles o saneamento da Lagoinha, em Itaúna. (foto: Rossini Maraca)

A reunião também abordou outros assuntos como a necessidade de fiscalização no município, para evitar o roubo de areia no Rio Roncador, entre outras denúncias. O Subcomitê da Lagoa de Saquarema faz parte do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, que tem o objetivo de preservar os recursos hídricos, buscando soluções e apoiando o desenvolvimento sustentável na região, através de sua delegatária, o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ). Na reunião do subcomitê foi apresentado o novo secretário executivo do Comitê de Bacia, o engenheiro da Cedae, Jaime Azulay. Também estiveram presentes na reunião o secretário executivo do Consórcio e os coordenadores de programa Denise Pena, Natália Ribeiro e Artur Andrade, além da técnica em geoprocessamento Marília.

O Saquá 133 – Maio/2011

Matéria publicada na edição de maio de 2011 do jornal O Saquá (edição 133)

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

Alessandra Calazans é jornalista.