Cidade

Uma luz no final do tubo

Surfe Total - Rossini Maraca

Abril sempre foi um dos melhores meses para surfar em Saquarema, tanto na Vila como em Itaúna. No meio da Vila a água azul invade nosso litoral, trazida pelo vento sul e as ondulações não param de chegar, trazendo ondas e mais ondas. Num dia bom foram contadas, durante um evento, mais de mil ondas dia, o que é acima da média e muito bom para qualquer tribo do surfe, só que acaba com os braços, na exigente remada de Saquarema, com suas ondas de força oceânica. Isto porque temos nossa frente do litoral voltada para o Polo Sul, em linha reta, e nenhum outro lugar de nosso litoral tem estas características tão favoráveis à prática do surfe. Mesmo com vento sul, quando não está forte demais, dá para surfar com as ondas lisas que quebram ininterruptamente; muito bom para os surfistas. Este ano já começou a temporada das ondas, para felicidade geral dos surfistas, que tiveram nos meses anteriores água gelada boreal, que tira o prazer do Havaí brasileiro. Agora é hora de aproveitar… E surfar.

Outra notícia boa é que o Campeonato Mundial WQS Prime está confirmado para os dias de 24 a 29 de maio e, como vai haver outro no Rio de Janeiro, uma semana antes, muitos competidores internacionais deverão vir a Saquarema em busca dos milionários prêmios que serão oferecidos. Os melhores surfistas do mundo, portanto, ficarão em Saquarema durante uma semana e será uma boa oportunidade para ver, apreciar e curtir com essas “feras” que estarão dando um show para todos. Muitos não calculam, mas realizar um evento desta magnitude envolve decisões de alto porte; é muito complicado. Assim, Sergio e seus sócios da Adding, firma responsável pelo evento, estão de parabéns e merecem todo apoio local, pois, como falei, envolve muita gente e tudo que depende de decisões bi e multi laterais, além das condições do mar, gera uma adrenalina fora d’água enorme para os organizadores. É preciso muita coragem e fé de que tudo vai dar certo…

Wetland
A técnica Wetland, implantada pela Concessionária Águas de Juturnaíba, é a forma natural e ecológica de tratamento de esgoto, que efetivamente colabora com a despoluição da Lagoa de Araruama. Foto: Edimilson Soares.
Também excelente notícia é saber que a Concessionária Águas de Juturnaíba, com o aval do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e do Comitê da Bacia Hidrográfica Lagos São João, construiu em Araruama uma estação de tratamento de esgoto em sistema de Wetland, que consiste em tratar o esgoto com plantas, em vez de usar produtos químicos. A Águas de Juturnaíba também concluiu um trabalho de despoluição da Lagoinha, em Itaúna. Segundo Seu Altamiro, entre outros da vizinhança, anos atrás a Lagoinha tinha até peixe pra comer… Parabéns pela obra! Agradeço, em nome dos surfistas, pois a Praia de Itaúna é considerada pela comunidade do surf como uma das melhores ondas do mundo, com seus tubos com força, sem coral embaixo, só areia…

E a última notícia: o novo site australiano www.surfit.com instalou uma câmera espetacular em HDTV onde se pode ver a Praia de Itaúna em até 8 ângulos, com zoom de aproximação que deixam nítidas as imagens das ondas. Sensacional! Itaúna está na mídia mundial direto, ao vivo! Muito bom mesmo. Aloha e boa ondas!

O Saquá 132 – Abril/2011

Artigo publicado na edição de abril de 2011 do jornal O Saquá (edição 132)

Similar Posts