Cidade

Moda praia inspirada em Saquarema

AMEASO artesanato sempre foi considerado um importante recurso na promoção da cultura local. Pensando neste aspecto, alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda, do Centro Universitário Plínio Leite (Unipli), agora sob a bandeira da Anhanguera Educacional, criaram a coleção Águas e Pedras, para o desfile “Di Sol a Sol”, que ocorrerá na praia de Saquarema, no dia 23 de abril, às 14h. Feito em parceria com a AMEAS, Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema, o projeto do desfile durou cerca de 6 meses, para os estudantes criarem as peças da coleção, inspiradas na paisagem de Saquarema. As peças serão maiôs, biquínis, bolsas, sandálias, bijuterias e saídas de praia, que transmitem a cor e atmosfera da cidade.

A Associação de Mulheres Empreendedoras Acontecendo em Saquarema (AMEAS) é uma instituição não governamental, que teve origem nas ações iniciadas em 2005, com o lançamento do Programa Rio Mulher, do Sebrae-RJ, no Lake’s Shopping. Desde 2009 a AMEAS foca o empreendedorismo feminino, desenvolvendo ações que contribuem para a inserção de mulheres no mercado de trabalho. O projeto “Di Sol a Sol”, como os demais projetos da AMEAS, contempla a participação de mulheres artesãs, médicas, assistentes sociais, professoras, jornalistas, entre outras.

O desfile que integra a técnica da modelagem ao artesanato local será na Praia de Itaúna, na altura da Pousada Maasai. Entre as peças, um detalhe vai comover o público com certeza, quando for apresentada uma peça com um poema do saudoso professor da UFF, Latuf Isaías Mucci, sobre o mar de Saquarema, extraído de seu livro “Águas de Saquarema”, editado pela Tupy Comunicações e lançado em setembro de 2009.

O Saquá 132 – Abril/2011

Matéria publicada na edição de abril de 2011 do jornal O Saquá (edição 132)

Similar Posts