Saúde & Ciência

Prevenção de doenças renais, anemia e diabetes

O Instituto Vital Brazil, em Niterói, conseguiu 3 registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): o da creatinina, da hemoglobina e da glicose. Será a primeira vez que esses exames serão usados com a tecnologia do papel de filtro. O exame auxilia na prevenção da insuficiência renal crônica, na triagem da anemia e na prevenção do diabetes.

A insuficiência renal atinge cerca de 2 milhões de brasileiros. É uma doença silenciosa, sem sintomas e que não causa dor, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento. Com o exame da creatinina, o paciente pode descobrir precocemente a doença e se tratar, o que evita que a doença se torne crônica e danifique definitivamente os rins. Segundo Juan Fidel, coordenador do BIOMARC (Laboratório de Biomarcadores do Instituto Vital Brazil), cerca de 80% dos óbitos em diabéticos é causado por insuficiência renal.

A hemoglobina também é um importante marcador já que a anemia atinge quase metade da população brasileira até 5 anos de idade e cerca de 30% das mulheres em idade fértil. A anemia é causada pela diminuição dos níveis de hemoglobina na circulação sanguínea. Os principais sintomas são fadiga, fraqueza, dificuldade de concentração, tonturas, falta de ar, falta de apetite (principalmente em crianças), dentre outros. Existem diferentes tipos de anemias e diferentes causas (genética, nutricional, perda de sangue, etc); a mais grave pode resultar em leucemia.

A diabetes, doença que atinge mais de 10 milhões de brasileiros, é um distúrbio metabólico que causa elevação da glicemia ou hiperglicemia. É o aumento das taxas de glicose ou açúcar no sangue, cujos sinais clínicos mais comuns são sede excessiva, urina frequente e em grandes volumes, levantar-se várias vezes durante a noite para urinar, eventualmente muita fome numa fase inicial e em outras fases apresentar náuseas e/ou vômitos e, em crianças e adultos jovens, o emagrecimento rápido que indica um diabetes onde há falta de insulina. A falta de controle da diabetes pode causar complicações crônicas como problemas cardiovasculares (derrames, infarto, trombose) e microvasculares (cegueira, insuficiência renal e distúrbios neurológicos).

“Esses exames são oferecidos de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e podem salvar muitas vidas”, diz Juan. A tecnologia do papel de filtro permite que com apenas uma gota de sangue obtida através da punção do dedo do paciente no papel de filtro, o marcador seja processado e, por uma reação bioquímica, dê o resultado, de forma rápida e eficiente.

O Saquá 131 – Março/2011

Matéria publicada na edição de março de 2011 do jornal O Saquá (edição 131)

Similar Posts