Volta às aulas

Esse ano não deu pra esperar o carnaval passar; as aulas já começaram e com elas todas as preocupações dos pais: material escolar, transporte, lanche, notas… Enfim, uma interminável busca pela melhor educação dos filhos, visando um bom retorno aos estudos, começando pelo material escolar, que nessa época fica mais caro. Mas como não dá pra escapar, é interessante ficar atento e pesquisar, principalmente os itens com personagens infantis, que encarecem a lista. As miudezas do estojo também requerem atenção, porque os preços variam muito. Comprar no atacado com outros pais pode ser uma forma de economia significativa.

O lanche é essencial para o desempenho do aluno, por isso é hora de mudar hábitos e cortar guloseimas e refrigerantes, que só fazem mal. Faça uma mudança gradual. Comece acrescentado bolos, sanduíches leves, frutas e sucos naturais. Reserve apenas um dia da semana para pizzas, hambúrgueres e doces. Isso fará toda diferença no rendimento físico e intelectual da criança. E se o seu filho estuda em escola pública e come a merenda escolar, fique atento ao cardápio e peça inclusão de alimentos saudáveis, o que demonstra que você é interessado e participativo.

O transporte também merece atenção. O veículo tem que estar com pintura característica de transporte escolar, em bom estado de conservação, limpo, com cinto de segurança para todos os passageiros e, importante também, é a referência do motorista (verificar se tem carteira de habilitação, categoria D, e melhor ainda se possuir curso de formação para condutores de transporte escolar).

Todos os aspectos relacionados à vida do aluno devem ter a participação ativa dos pais ou responsáveis. É importante respeitar a fase de adaptação à escola, olhar os cadernos, procurar saber sobre a frequência às aulas, estar presente às reuniões de pais, conferir boletins, conversar com outros pais e com professores. Em casa, incentivar o hábito de leitura, proporcionar um ambiente tranqüilo para os estudos, incentivar os filhos a superar obstáculos e conquistar novos horizontes. Pais atentos à educação de seus filhos garantem estrutura e confiança para o sucesso da formação escolar.

O Saquá 130 – Fevereiro/2011

Matéria publicada na edição de fevereiro de 2011 do jornal O Saquá (edição 130)

Compartilhe!
Palavras-chave:

Sobre o autor

Alessandra Calazans é jornalista.