Rafael Pinheiro: Defendendo os Cidadãos

Jaconé e Vilatur poderiam se tornar novos distritos

Defendendo os Cidadãos - Vereador Rafael Pinheiro

Os bairros que mais crescem no município de Saquarema são Vilatur e Jaconé. Situados nos extremos municipais, Jaconé faz limite com Maricá, enquanto Vilatur se situa na divisa com Araruama. Esta localização fez com que ao longo da ocupação urbana de Saquarema, justamente por serem afastados do centro, estes bairros ficaram atrasados em relação ao crescimento da cidade, uma condição que só agora começa a se modificar. Hoje, tanto Jaconé como Vilatur são bairros com muitos moradores e veranistas, que anualmente pagam seus impostos e merecem melhores condições de vida, transporte, saúde, educação, etc.

Neste sentido, indiquei em agosto de 2009 à prefeita Franciane Motta que, junto às secretarias competentes, realizasse um estudo de viabilidade para a criação e implantação de dois novos distritos em Saquarema: Jaconé e Vilatur. Esta indicação já se fazia necessária, naquela ocasião, tendo em vista as necessidades emergenciais dessas duas localidades e o grande desenvolvimento que vem acontecendo nas duas regiões, nos últimos anos. A criação de distritos ocorre quando se verifica que eles já possuem suficiente vitalidade econômica, razoável população e progresso compatível com a vida própria que vai se instaurar nessas novas unidades. E tanto Jaconé como Vilatur possuem infraestrutura urbana e uma vida própria, pois a população já encontra nesses dois bairros, escolas, postos de saúde, energia elétrica, posto policial, estradas de acesso, algumas até asfaltadas, serviço de coleta de lixo, enfim, uma condição que os cofres públicos municipais suportam e que reflete o grau de desenvolvimento dessas comunidades.

Como se sabe, a divisão de um município em distritos tem natureza meramente administrativa, sendo que estes não possuem autonomia política e financeira; dependem da administração central do município. Por fim é necessário acrescentar, como justificativa para a criação dos distritos de Jaconé e Vilatur, que a implantação vem de encontro aos anseios dos dois bairros. A condição de distrito eleva a autoestima das populações locais que vêm reconhecidas as suas características urbanas próprias, com seus aspectos sociais peculiares, sua história, seus costumes e sua gente.

O Saquá 130 – Fevereiro/2011

Artigo publicado na edição de fevereiro de 2011 do jornal O Saquá (edição 130)

Similar Posts