Futebol

Flu é campeão após 26 anos

Desde 1984 estava preso nas gargantas tricolores o grito de campeão brasileiro, quando o Fluminense conquistou esse título no meio da sequência histórica de um tricampeonato estadual. E esse grito continuou preso até o último minuto da partida em que o time das Laranjeiras venceu o Guarani por 1×0, no Engenhão, no último domingo, 5 de dezembro. A euforia contagiou a torcida que festejou cada atleta, em especial o argentino Conca, ídolo principal desta conquista, considerado o melhor jogador do campeonato e único jogador de linha na competição que participou das 38 partidas, pois sequer recebeu o terceiro cartão amarelo que determina a suspensão automática por um jogo. Também, muito festejado o técnico Muricy Ramalho, por seu trabalho e por ter preferido ficar no Fluminense, não aceitando o convite da CBF para dirigir a seleção brasileira, foi exaltado em coro: “Muricy guerreiro ficou no Flu pra ganhar o Brasileiro”.

Ganhou como um líder, mantendo sua marca registrada de vencedor. Em 38 partidas, o Fluminense venceu 20, empatou 11 e só perdeu 7, marcando 62 gols e sofrendo apenas 36 (média inferior a 1 gol por partida) com o saldo de 26 gols. Carregado como herói depois da conquista, o jogador argentino Conca foi o principal responsável pelo título dentro do campo, sendo saudado até em seu país pelo jornal esportivo OLÉ com a manchete: “Concampeón”. Pela torcida foi homenageado com faixas nas arquibancadas: “Ganhamos CONCAtegoria”.

O Flu é tricampeão! Pode não ser (ainda) oficial, como não é o título do Flamengo de 86, mas é verdadeiro e corrige uma injustiça nacional, assim como A Taça Brasil nos anos 60, o que também dá ao Botafogo o direito de se considerar bicampeão brasileiro. Faz 26 anos que, pela última vez, o futebol do estado do Rio conquistou dois campeonatos seguidos como agora. Coincidente, naquela ocasião (83 e 84), as conquistas foram também, respectivamente, da mesma dupla, Fla e Flu, como aconteceu agora com os títulos de 2009 e 2010.

O Saquá 128 – Dezembro/2010

Matéria publicada na edição de dezembro de 2010 do jornal O Saquá (edição 128)

Similar Posts

One thought on “Flu é campeão após 26 anos
  1. O campeonato brasileiro é disputado desde 1967, quando foi criado o Robertão. A própria CBD já reconhecia esse campeonato como brasileiro.

    A Taça Brasil não era campeonato brasileiro. Era um torneio de mata-mata no mesmo estilo da Copa do Brasil e os times eram campeões muitas vezes jogando apenas 2-4 jogos. Será uma vergonha se reconhecerem esse torneiozinho como campeonato nacional.

    O Flamengo tinha o melhor time de 87, mas não foi campeão brasileiro, pois não jogou a final com o SPORT, campeão do módulo da segunda divisão. Seria o mesmo que o Vasco não disputasse a final de 2000 com o São Caetano (que foi vice do módulo da segundona). Regulamento é pra ser seguido !!

Comments are closed.