Cidade

Festa de Nossa Senhora de Nazareth

Nossa Senhora de Nazareth

À direita, a réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazareth conduzida por fiéis até a matriz, na abertura da festa. À esquerda, o lustre de um metro e meio de altura e 28 lâmpadas, com pingentes de cristal que irradiam luzes multicoloridas, é a novidade na igreja matriz de Nossa Senhora de Nazareth que também ganhou reforma do forro, nova pintura e retoque em todos os detalhes dourados.
Fotos: Paulo Lulo

Programação religiosa e cultural marcam os 380 anos do Círio de Nazareth

Saquarema preparou uma grande festa para comemorar o dia de Nossa Senhora de Nazareth, 8 de setembro. Berço da devoção à Santa, no Brasil, onde se realizou o primeiro Círio de Nazareth no antigo Brasil Colônia, há 380 anos, a cidade terá quatro dias de intensa programação religiosa e cultural para homenagear a padroeira. Este ano, os fiéis terão oportunidade de louvar Nossa Senhora de Nazareth, pela primeira, no Círio da Águas — uma procissão de barcos que percorrerá a Lagoa de Saquarema em direção ao Centro. E também no Círio das Rodas, uma romaria de bicicletas, carros e motos ornamentados que virão de Bacaxá até a igreja Matriz, no centro de Saquarema. Também está programada a Cavalgada de Nossa Senhora de Nazareth, com concentração no bairro da Raia. A programação conta ainda com missas em diferentes horários e a tradicional procissão pelas ruas do Centro, seguida de uma grande queima de fogos.

Atividades culturais e diversão também não faltarão nesses dias de festa. Haverá shows com o roqueiro Serguei, a cantora católica Adriana e com Juceir Jr., um dos finalistas do programa Ídolos, da Rede Record, em 2009. Artistas locais farão apresentações de balé, de rock e canto coral. Barraquinhas com souvenirs, artesanatos e alimentação estarão organizadas por setor, para que as pessoas possam circular com conforto pelo Centro da Vila.

O culto a Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema é considerado um dos mais antigos do país. Os primeiros relatos são do século XVII. Conta-se que, depois de uma violenta tempestade, pescadores de Saquarema encontraram a imagem de Nossa Senhora de Nazareth numa pedra, a beira mar, junto ao penhasco entre o mar e a lagoa. No local, foi edificada uma capela, em 1630, data em que se comemora o primeiro Círio de Nazareth no Brasil. Anos depois, pelo fato da capela se encontrar em péssimo estado de conservação, os devotos começaram a construir outra capela em local indicado pelo pároco, mais perto da pequena Vila de Pescadores, longe do morro da igreja. Porém, toda vez que a imagem descia, no dia seguinte, misteriosamente era descoberta no alto do morro. O desfecho dessa história só se deu com a construção no local da igreja matriz da Virgem de Nazareth, em pedra e cal, em 1837.

Programação

– Setembro –

Dia 4 – Cavalgada de Nossa Senhora de Nazareth, com saída do Clube dos Cavaleiros, na Raia, em Bacaxá, às 18h.
Dia 5 – Círio das Águas, com concentração às 14h, na Capela de São Judas Tadeu, no Jardim, de onde sairá procissão de barcos na lagoa, de Saquarema até a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth.
Dia 6 – Círio sobre rodas, com concentração às 14h na Praça Santo Antonio, em Bacaxá, de onde sairá procissão de bicicletas, motos e carros até a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazareth.
Dia 7 – Show da cantora católica Adriana, na Vila, Centro de Saquarema.
Dia 8 – Procissão de Nossa Senhora de Nazareth às 19hs, na Vila, Centro de Saquarema.

Leia também: Nazaré de Belém visita Saquarema

Capa O Saquá 124

.

Matéria publicada na edição de setembro
de 2010 do jornal O Saquá (edição 124)

Similar Posts

One thought on “Festa de Nossa Senhora de Nazareth

Comments are closed.