Meio Ambiente

Parque Costa do Sol

Luiz Firmino, presidente do INEA. Foto: Edimilson Soares.
Luiz Firmino, presidente do INEA. Foto: Edimilson Soares.

A proposta de criação do Parque Estadual Costa do Sol foi discutida na terceira audiência pública realizada na Universidade Veiga de Almeira (UVA), em Cabo Frio. O parque prevê a proteção de ecossistemas dos municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio. Primeiro parque litorâneo fragmentado no Estado do Rio de Janeiro, o parque vai proteger uma região de grande interesse turístico, que vem sofrendo o impacto da especulação imobiliária e sucessivas invasões. A adoção deste modelo de parque inovador no Rio de Janeiro e no Brasil vai permitir a inclusão de 27 áreas de preservação permanente (APP) e áreas de proteção ambiental (APA) da região. Estima-se que 700 mil turistas por ano procurem os centros de visitação do novo parque, para apreciar a vegetação da Mata Atlântica: restinga, dunas, banhados, manguezais, escarpas, costões rochosos, praias, ilhas e pequenas lagunas.

Segundo o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Luiz Firmino Martins Pereira, o objetivo da criação do parque é proporcionar condições para uma proteção ecológica mais eficaz, evitando os impactos do desenvolvimento econômico. “O parque representará a consolidação da vocação turística da região”, afirmou Firmino na UVA, na audiência pública que também contou com a presença de André Ilha, superintendente do INEA, entre outros debatedores.

A consulta pública foi a terceira e última realizada pelo INEA, conforme preconiza a lei. Agora, a área técnica do INEA vai elaborar o memorial descritivo do parque, com a proposta final dos limites da área do parque, que deverá ter cerca de 5,5 mil hectares. A criação definitiva do parque ocorrerá por meio de um decreto que deverá ser assinado em breve pelo governador Sérgio Cabral. O regime de cogestão poderá então ser formalizado, através de convênios com as prefeituras locais. É o caso de Saquarema, que terá incluída no Parque Estadual Costa do Sol a Reserva de Jacarepiá, em Vilatur.

Capa O Saquá 124

.

Matéria publicada na edição de setembro
de 2010 do jornal O Saquá (edição 124)

Similar Posts