Meio Ambiente

Conferência Ambiental

Os membros da Comissão Organizadora Estadual da Conferência Ambiental. Foto:Edimilson Soares

Realizou-se um encontro no Hotel Guanabara, no Rio, que reuniu a Comissão Organizadora Estadual (COE) e delegados da III Conferência Ambiental do Rio de Janeiro (Cemarj), durante 3 dias. Na abertura, estavam presentes representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), da CEDAE, da CUT-RJ, da FIRJAN e de entidades ambientalistas. Na ocasião, foi apresentado o Plano Nacional de Mudanças Climáticas e a Política Estadual de Mudanças Climáticas, tendo como debatedores o ex-ministro do meio ambiente, deputado Carlos Minc, e a Superintendente Estadual de Mudanças Climáticas, Marcia Real.

O superintendente da Agenda 21 da SEA, Carlos Frederico Castello Branco e Geraldo Vitor Abreu, do Ministério do Meio Ambiente, fizeram uma avaliação da III Conferência, com mediação de Carlos Henrique Rodrigues Alves. No segundo dia, foi feita uma reflexão sobre o papel das redes de comunicação ambientais, com o intuito de propor ações em conjunto para a IV Conferência Estadual, com participação da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (REBAL), REJUMA (Rede Brasileira da Juventude pelo Meio Ambiente), Forum Comunitário da Agenda 21 do Rio de Janeiro, Rede de ONGS da Mata Atlântica, FBOMS (Forum Brasileiro de ONGS e Movimentos Sociais), Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente, Rede Social da Pesca e Apedema.

No final, houve a homologação da Comissão Organizadora Estadual da e da secretaria executiva da IV Conferência, composta por entidades do setor público (SEA, Cedae, titulares, Annama-RJ e MMA/Jardim Botânico do Rio de Janeiro, suplentes); da sociedade civil (Apedema-RJ e Instituto Quederê de Desenvolvimento Social, titulares, e CUT e Humanitas, suplentes), além do setor empresarial (Jade Consultoria Ambiental e Sindicato das Plantas Paisagismo, titulares e Associação Comercial do Rio de Janeiro e Tupy Comunicações, suplentes). De Saquarema, participam da COE-Cemarj o engenheiro Jaime Azulay, da Cedae e a jornalista Dulce Tupy, editora do jornal O Saquá (Tupy Comunicações).

Capa O Saquá 123

.

Matéria publicada na edição de agosto
de 2010 do jornal O Saquá (edição 123)

Similar Posts