Meio Ambiente

Ação social no Dia Mundial do Meio Ambiente

O biólogo Dr. Fábio, numa palestra sobre a restinga, em Itaúna. Foto: Shantala Torres.

Realizou-se o I Festival Ambiental de Saquarema na praia de Itaúna

Por Monique Barcellos

Pela primeira vez em Saquarema, no último dia 5, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado com o Festival Ambiental. O evento promovido pelo Projeto Jardins de Itaúna contou com biólogos, mobilizou a comunidade e conscientizou as novas gerações. Foi realizado na sede da Associação de Surf de Saquarema (ASS). O festival teve realização de palestras, atividades em comunidade e música na praia de Itaúna.

Pela manhã, houve a ação de limpeza da praia, onde foram usados luvas e sacos biodegradáveis feitos de milho cedidos pelo Instituto Aqualung, para coleta de micro lixo, que resultou na mobilização de surfistas e crianças. Em seguida, foi feita a triagem e doação do material coletado para a ONG Eccovida, além de uma palestra sobre reciclagem com Livia Suzart. Durante o Festival foi feita exposição de materiais reciclados, desenvolvidos por artistas e artesãos convidados. A feirinha sustentável teve apoio local do Projeto Grãos de Arte, feito com crianças carentes.

Palestras ao ar livre – Em meio ao vento sudoeste da tarde aconteceu a palestra sobre Importância da Restinga, com Fábio de França Moreira, biólogo, mestre e doutor em Botânica pelo Museu Nacional – UFRJ. Dr. Fábio fez uma palestra didática, e demonstrou as espécies nativas e as exóticas que compõem nossa restinga. Ressaltou a intervenção do homem, quando faz o plantio de espécies de plantas exóticas e, sem querer, acaba comprometendo a biodiversidade nativa.

Na sequência, no mesmo local, porém ironicamente em meio aos entulhos descobertos na restinga, houve a palestra sobre Legislação Ambiental, com Lisia Barroso, coordenadora do IBAMA de Cabo Frio, que esclareceu os direitos e deveres do cidadão em relação às práticas e denúncias de crimes ambientais. Para encerrar, foi feito o plantio de mudas nativas da restinga, com o apoio do Projeto Jardins de Itaúna e voluntários que estavam na praia.

Para fechar a celebração, à noite, foi feita a abertura da pista de dança, com uma mesa de frutas e ponche para patrocinadores e organizadores, além de DJs tocando o melhor do Lounge. Apoio: Instituto Ecológico Aqualung, Padaria Pega-Pega de Itaúna, Mercadinho Itaúna, Papelaria Angel, O Queijão, Húmus da Parceria & Rui Gelo, Associação de Surf de Saquarema (ASS), Projeto Poabas, Projeto Grãos de Arte, Projeto G.A.I.A. – Marcelle, Leo, Veronica, Duduca, Eldon e Shantala – Estudantes de Biologia e Restaurante Tropical. Para saber mais: http://projetojardinsdeitauna.blogspot.com/

Siga Monique Barcellos no Twitter: @MNKBarcellos

Capa O Saquá 122

.

Matéria publicada na edição de julho
de 2010 do jornal O Saquá (edição 122)

Similar Posts