Renato dos Santos: Enfermagem

Semana da Enfermagem: de 12 a 20 de Maio

Enfermagem - Dr. Renato José dos Santos

A Enfermagem Brasileira cresceu em todos os sentidos; ganhou espaço, mercado, autonomia, valorização profissional, respeito da população e das autoridades. Abriram concursos, vagas e surgiram novos campos de trabalho para o profissional de Enfermagem que passou a ser reconhecido como integrante essencial na equipe de saúde. Deixou o papel de elemento de suporte para ter uma participação de destaque na recuperação do paciente e na assistência em geral, assumindo uma posição fundamental na saúde preventiva, principalmente nos programas de saúde. Quem cuida do maior de todos os bens – a vida – não poderia ter apenas um dia em sua homenagem.

Portanto a Enfermagem é a única categoria profissional que possui uma semana inteira dedicada à profissão. Na Semana da Enfermagem, devemos lembrar como é representativa a nossa categoria profissional e quantas vitórias estamos conquistando a cada ano que passa como o Programa Saúde da Família, a consulta de enfermagem, a prescrição de medicamentos dos programas, o direito de exercer a acupuntura e o reconhecimento da atividade como uma especialidade da enfermagem. Temos o maior congresso da América Latina, na área de saúde (Congresso Brasileiro de Enfermagem) e tantas outras conquistas. Por isso, profissional de Enfermagem, nós devemos nos orgulhar da nossa profissão.

Nós somos os profissionais que estão presentes no dia a dia da vida do cliente, do nascer ao término da sua existência. No trabalho no dia a dia nos hospitais, casas de saúde, postos de saúde ou outros lugares onde existem os serviços de enfermagem, nós trabalhamos amenizando a dor, cuidando da ferida do corpo e da alma, dando conforto físico e atenção às pessoas que, em seus momentos de fragilidade, precisam de mais ajuda. Caro leitor, quando você fica doente e vai ao hospital, quem cuida de você? Quando seu filho nasce, quem o veste com sua primeira roupa, dá o seu primeiro banho, sua primeira vacina, faz o teste do pezinho? Aquelas injeções terríveis e dolorosas, quem aplica? Aquela ferida que você já fez de tudo e não cicatriza, quem cuida? Aquela informação que o médico te deu e você não entendeu, quem explica? Aquela dúvida que você tem, mas tem vergonha de perguntar ao médico, quem te esclarece? Aquele medicamento que o médico prescreveu e você não sabe como tomar? Portanto, estamos presentes nas suas vidas no dia a dia.

Neste mês, profissional de enfermagem, no qual nós estamos festejando mais um aniversário da nossa profissão, precisamos de pessoas que queiram abraçar a verdadeira causa da enfermagem, para que a categoria possa alcançar seu merecido espaço e fazer jus à qualidade da assistência à saúde dos nossos clientes. Na nossa semana quero agradecer e parabenizar a todos pela nobre missão que temos que é cuidar do ser humano, principalmente nas suas fragilidades.

Capa O Saquá 120

.

Artigo publicado na edição de maio
de 2010 do jornal O Saquá (edição 120)

Similar Posts