Rafael Pinheiro: Defendendo os Cidadãos

Programa de Educação Ambiental

Defendendo os Cidadãos - Vereador Rafael Pinheiro

Quero expressar minha felicidade de ter alcançado mais esta vitória que visa a proteção da natureza e o desenvolvimento sustentável no município. Estou falando da Lei de minha autoria, que dispõe sobre a autorização para o Poder Executivo implantar o Programa de Educação Ambiental em todas as escolas da rede municipal de ensino. Este será o início de uma nova diretriz na preservação e educação ambiental em Saquarema.

Com este programa, traremos consciência ecológica aos nossos estudantes, pois terão várias atividades extraclasse tais como: palestras para formar sua consciência ecológica, atividade de plantio de árvores, aulas práticas e teóricas que ensinarão a preservar as matas e as nascentes dos rios, assim como aprenderão o que é e como se faz a coleta seletiva do lixo, assim como tudo sobre a biodiversidade que nos cerca em nossa região.

Um dos pontos interessantes dessa Lei, é que cada unidade escolar poderá estabelecer em seu calendário o número de horas suficientes para que os alunos tenham o seu aprendizado concluído. Mas todas deverão dar uma atenção especial ao dia 5 de junho, dia em que é comemorado o dia Mundial do Meio Ambiente e que por coincidência é também o meu dia: é o dia do meu aniversário!

É importante ressaltar aqui, que é muito mais eficaz ensinarmos crianças e adolescentes do que adultos, com personalidade formada sem a preocupação com a preservação ambiental. Aí acontece o que passamos nos dias de hoje: desmatamentos, descaso com a biodiversidade, não se faz a coleta adequada de lixo e muitas das vezes agravamos tudo isso jogando lixo nas lagoas, nos rios, nos mares, nas ruas, e com isso quando vem as chuvas entopem-se os bueiros, assoreiam-se os valões e rios e a lagoa e o mar ficam poluídos.

Nós do Poder Público temos que fazer a nossa parte e cuidar para que todas as pessoas contribuam para uma melhor qualidade de vida, para que possamos usufruir do melhor neste mundo e que para nossos filhos e os filhos dos nossos filhos possam desfrutar de um mundo melhor, com mais qualidade de vida. Acho que está na hora de todos nós, políticos e comunidade, aprendermos a dar valor a coisa mais importante das nossas vidas: este planeta que é um presente de Deus e não temos cuidado e nem sequer fazemos jus a tal presente. Ele nos deu a escritura da Terra, somos donos iguais, então vamos nos unir e preservá-la de todas as maneiras.

Capa O Saquá 120

.

Artigo publicado na edição de maio
de 2010 do jornal O Saquá (edição 120)

Similar Posts

One thought on “Programa de Educação Ambiental

Comments are closed.