Cidade

Dia Municipal da Segurança Pública

O Dia da Segurança Pública foi instituído em 2009 e em 2010 foi comemorado pela primeira vez em Saquarema. Na foto, à direita, a presença do padre Zito. Foto: Regina Mota/Jornal Poiésis.

O Dia Municipal da Segurança Pública em Saquarema foi comemorado, numa solenidade realizada na Câmara Municipal. Instituído pela prefeita Franciane Motta em 2009, esta foi a primeira vez em que a data foi celebrada na cidade, contando com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade civil.  Estiveram presentes, além da prefeita, o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, coronel Jorge Romeu, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Emygdia Gomes de Melo, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Subseção da OAB de Saquarema, Gilvando de Araújo Aguiar, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Cabral, além de vereadores, secretários municipais e militares. Na ocasião foram homenageados profissionais ligados à segurança pública cujos trabalhos tiveram destaque no ano de 2009.

O coronel Jorge Romeu ressaltou a importância da comemoração, lembrando a Constituição Federal, que estabelece que a segurança pública é um dever do Estado e um direito e responsabilidade de todos. Ele também fez um balanço do primeiro ano de trabalho frente à Secretaria de Segurança e Ordem Pública que, criada em 2009, já implementou várias melhorias no setor, como a aquisição de veículos para atender a Guarda Municipal, a Fiscalização de Posturas e o Salvamar, além da convocação de 40 guardas municipais e 18 guarda-vidas, aprovados em concurso público.

“Temos tentado realizar um trabalho de qualidade, procurando fazer cumprir as leis municipais, estaduais e federais em nosso município”, disse o coronel Romeu, cuja meta em 2010 é melhorar a qualificação e o aprimoramento do efetivo da segurança pública, tendo em vista a aproximação de grandes eventos no país, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A prefeita Franciane Motta destacou a ordem com que ocorreram grandes eventos no município, como os carnavais de 2009 e 2010. E falou da importância da participação comunitária em seu governo, ressaltando, entre outras coisas, a participação ativa do coronel Romeu nas reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública. O evento se encerrou com a entrega de diplomas em homenagem aos profissionais que se destacaram em 2009, em cada uma das corporações da Segurança Pública na cidade.

Foram homenageados:  POLÍCIA MILITAR – Sargento Ademir Ribeiro, Cabo Charles Melo e Cabo Edgar Leite; POLÍCIA CIVIL – Inspetores João Carlos Fernandes, Ricardo Ferreira e Marcia Filgueiras; GUARDA MUNICIPAL – Inspetores Ricardo Soares e Wagner Luiz de Amorim; SALVAMAR – Guarda-vidas Marcelo de Assis, Jean Pierre Pereira, Luiz André Correia; POSTURA MUNICIPAL – Fiscais de postura Eleir de Aguiar e Jorge Lidio do Carmo.

Capa O Saquá 119

.

Matéria publicada na edição de abril
de 2010 do jornal O Saquá (edição 119)

Similar Posts