Saúde & Ciência

Vacinação contra Gripe A

A Secretaria Municipal de Saúde de Saquarema já iniciou a campanha de vacinação contra a gripe A, causada pelo vírus influenza tipo A/H1N1. De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, a prioridade é vacinar as gestantes e população com doenças crônicas, no período entre 22 de março e 21 de maio. Em seguida, a vacina estará disponibilizada para as crianças de 6 meses a 2 anos incompletos (de 22/03 a 02/05), a população de 20 a 29 anos (de 05/04 a 23/04), população com mais de 60 anos (de 24/04 a 07/05) e população de 30 a 39 anos (de 10/05 a 21/05). Além do calendário regular haverá os chamados “Dias D”, que acontecerão em 10 de abril (sábado) para pessoas que tenham entre 20 e 29 anos e 24 de abril (sábado) para os idosos.

Saquarema recebeu mais de 13.000 doses de vacina, cuja aplicação poderá ser obtida em todas as unidades de saúde do município, todos os PUs, com exceção do PU de Saquarema, e ainda no setor pediátrico do hospital Nossa Senhora de Nazareth. Os sintomas da gripe A incluem a presença de febre repentina e acima de 38°C e tosse, podendo vir acompanhados de diarreia, dificuldade respiratória e dores de cabeça, nas articulações e músculos. O período de incubação pode variar entre 24 horas a duas semanas.

Apesar da grande transmissibilidade, algumas medidas relativamente simples podem evitar, de forma significativa, a contaminação pelo virus. Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço descartável; lavar as mãos frequentemente, com água e sabão; não tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; evitar aglomerações; não utilizar fármacos sem prescrição médica e buscar auxílio médico em casos de manifestação de sintomas são extremamente importantes. Além disso, uma alimentação balanceada e boa ingestão de líquidos reforçam o sistema imunológico, reduzindo as chances de incidência dessa e de outras doenças.

Capa O Saquá 119

.

Matéria publicada na edição de abril
de 2010 do jornal O Saquá (edição 119)

Similar Posts