Renato dos Santos: Enfermagem

Meus 30 anos de serviços em favor da vida na enfermagem

Enfermagem - Dr. Renato José dos Santos

Caro leitor, nesta edição, conto a minha história de vida na área de Enfermagem.  Não quero com isso me valorizar, mas sim estimular os mais novos e dar o exemplo de que, quando se busca, os objetivos aparecem. Em fevereiro de 2010 completei 30 anos de trabalhos na área de Enfermagem. Até parece que foi ontem; como o tempo passa. Lembro que aos 15 anos de idade, a irmã de um colega que trabalhava no Hospital do SASE (Serviço de Assistência Social Evangélico) localizado no Realengo, trouxe um prospecto no qual o hospital estava ministrando um Curso de Atendente de Enfermagem. Compareci ao hospital, fiz minha matricula, fiquei empolgado com o curso e, ao término, fiquei no hospital realizando estágio voluntariado.

Aos 18 anos, ao ser convocado para o serviço militar no Exército Brasileiro, fui trabalhar na área de saúde. Servi no Regimento Floriano Peixoto trabalhando na enfermagem. Realizei um concurso e passei para cabo enfermeiro (cabo especialista em saúde). Continuei meus estudos na área de Enfermagem; realizei o Curso de Auxiliar e posteriormente o curso Técnico de Enfermagem. Saí do Exército e fui trabalhar em uma casa de saúde em Jacarepaguá, na função de Técnico, onde fiquei durante 2 anos.

Em seguida passei em um concurso público e entrei em uma força militar auxiliar da qual saí após 12 anos de serviços prestados. Posteriormente passei em outro concurso público, sempre na área de saúde, numa empresa estatal, onde continuo até hoje. Nestes meus 30 anos de enfermagem, realizei vários cursos dentro e fora da área de saúde. Conclui 4 cursos superiores (Enfermagem, Estudos Sociais, História e Geografia), fiz uma pós graduação em Enfermagem Médico Cirúrgica, duas especializações em Gerência em Serviços de Saúde e Enfermagem do Trabalho e estou cursando outra especialização em Enfermagem em Emergências.

No decorrer da minha vida profissional, já fui enfermeiro assistencial, supervisor de plantão, supervisor de curso técnico de enfermagem, professor de curso técnico, coordenador de setor, coordenador de cursos de enfermagem, responsável por serviços de educação continuada, responsável por serviço de infecção hospitalar, chefe e diretor de enfermagem.  Já trabalhei nos seguintes locais: Casa de Saúde Belavista, em Jacarepaguá, Casa de Saúde Nossa Senhora das Graças, no Realengo, Casa de Saúde Santa Inês, em Santa Cruz, Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio, Hospital Pedro II, em Santa Cruz, Hospital Olivério Kramer, no Realengo, Hospital Municipal Duque de Caxias, Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, Hospital Central da Policia Militar, no Estácio, e outros.

Agradeço a Deus por tudo que consegui na vida e que me dá forças e me protege, e à minha família e à Enfermagem, profissão que escolhi. Após 30 anos de trabalhos dedicados à profissão, digo que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Os versos não são meus, são do poeta Fernando Pessoa. O estudo ainda é primordial para qualquer pessoa que queira crescer na vida ou em qualquer profissão.

Capa O Saquá 118Artigo publicado na edição de março
de 2010 do jornal O Saquá (edição 118)

Similar Posts