Política

O 1º ano de mandato do vereador Rafael Pinheiro

O jovem Rafael Pinheiro. Foto de Edimilson Soares.

O jovem vereador Rafael Pinheiro, apesar de ser um novato no Poder Legislativo, em 1 ano de mandato teve uma grande atuação. Entre os seus projetos de lei aprovados estão: o que institui o programa de educação ambiental; o  Teste do Olhinho; a Medalha Rui Barbosa na rede municipal de ensino; a obrigatoriedade do município conceder vagas perto das residências dos alunos portadores de deficiência física; e a sinalização das vias onde se localizam os estabelecimentos de ensino público e particular.

Entre as leis de sua autoria 2 dispõem sobre a denominação de logradouros públicos (Travessa Aristides Pires, no Rio Seco e Rua Edio Candido de Brito, no Retiro); 1 estabelece o Dia do Profissional de Educação Física; outra torna de Utilidade Pública a Casa de Oração Primeira Impressão, em Bacaxá; a de maior alcance sóciocultural é a que torna Patrimônio Cultural Imaterial de Saquarema as Festas de Nossa Senhora de Nazareth, a Folia de Reis e a Festa do Divino, que ganhou um agradecimento do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

Já as suas indicações demonstram o alto grau de sensibilidade do vereador em áreas da gestão pública como a construção de um PSF (Posto Saúde da Família) em Itaúna; a construção de uma creche no Rio Mole; a construção de campos de grama sintética na Tufa e na Bicuíba; a reforma do Posto de Saúde de Saquarema; o estudo de viabilidade para implantação da coleta seletiva de lixonas escolas municipais; a urbanização da área em torno da sede da Associação de Surfe, em Itaúna; a solicitação de estudo para criação do 4º e do 5º Distritos em Jaconé e Vilatur; a implantação da Semana dos Jogos Intercolegiais de Saquarema; a revitalização da área do Parque Esportivo de Itaúna – CROSS,  em Itaúna; reparos na iluminação da Igreja Matriz de N. Sra. Nazareth; revitalização da ciclovia e do calçadão da orla da Lagoa de Saquarema; e a readequação e padronização de todas as paradas de ônibus do município. Com tanto empenho, o vereador fechou também com chave de ouro sua atuação parlamentar no ano de 2009, proporcionando uma bela festa de Natal para as crianças de Itaúna, com farta distribuição de brinquedos.

Capinha O Saquá 116Matéria publicada na edição de janeiro de 2010
do jornal O Saquá (edição 116)

Similar Posts