Cidade

Esquentando os tamborins

O Bloco do Truco, a esquerda, inaugurou seu novo espaço de ensaios com um pagodão no centro da Vila. A direita, a turma do mais antigo e mais irrevente bloco de Jaconé, o Sirikissamba, no Bar e Delicatesen Céu da Boca, na Rua 96. Fotos: Edimilson Soares

Neste final de ano, os blocos de Saquarema já começaram a preparar o carnaval de 2010. Desde o final de outubro, vários lançamentos de sambas-enredo, almoços e outras festividades serviram para esquentar os tamborins e o ânimo dos foliões. Em Jaconé, os blocos saíram na frente preparando o carnaval mais badalado de Saquarema. Primeiro foi o Bloco da Rama que escolheu seu samba-enredo, na beira da praia, e, em seguida, promoveu um quentíssimo Festival do Chopp, no Street Show, com a estrela maior do samba-enredo Preto Jóia. Em frente à barraca do Cabeludo, na praia, o Rama também promoveu uma festa com uma banda carnavalesca tocando marchinhas e sambas de todos os tempos. Foi show!

Já o tradicional Sirikissamba, o mais antigo e mais irreverente do bairro, lançou durante uma feijoada que durou 2 dias o CD do samba-enredo de Paulo e Raimundo, com uma homenagem ao jornal O Saquá e à jornalista Dulce Tupy. Especializada em cultura, autora do livro Carnavais de Guerra, o nacionalismo no samba, julgadora da Liesa (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) durante cerca de 15 anos, ex-diretora do Museu Carmem Miranda, Dulce participou da deliciosa feijoada, oferecida pelo bar e delicatessem Céu da Boca, na Rua 96. O enredo é: Jaconé, Capital da Folia, uma expressão cunhada pela editora do jornal O Saquá.

No centro de Saquarema, o bloco do Truco inaugurou o seu barracão com um pagode que lotou a nova sede. Com toda a diretoria presente ( o presidente Branco, os diretores Victor e Gustavo, a rainha da bateria Bete e o passista Fabinho, entre outros) o Pagode do Truco, vai bombar  no verão, até o carnaval. Desta forma, pretende angariar fundos para o carnaval do bloco mais popular da Vila.
No bairro Verde Vale, entre o Porto da Roça e Bacaxá, o bloco do Tigre continua com seus ensaios sempre às quintas-feiras. Com a bateria mais furiosa do município, o Tigre vem abalando geral e promete fazer este ano um de seus melhores desfiles.  Também já estão com seus sambas-enredos engatilhados o Bloco do Magno, das crianças e adolescentes de Jaconé e o SambaAqui, do casal Sérgio e Sandra, do inspirado Serginho e demais componentes, sem falar no genial Bloco do Camarão, liderado pelo Paulo Cabeça Branca.

Capinha O Saquá 115Matéria publicada na edição de dezembro
de 2009 do jornal O Saquá (edição 115)

Similar Posts