Renato dos Santos: Enfermagem

A enfermagem e a segurança do cliente

Enfermagem - Dr. Renato José dos Santos

A segurança ao cliente é parte integrante da profissão de enfermagem.  Nós, profissionais, devemos ter todo cuidado para que o nosso cliente não sofra danos dentro do ambiente hospitalar. No decorrer das nossas vidas, por várias vezes ouvimos relatos de casos, no qual profissionais da área de enfermagem foram envolvidos com atos de imperícia, negligência e imprudência, atos estes que por muitas das vezes ocasionam danos aos pacientes.

Em 1863, Florence Nightingale escreveu em “Primum non nocere”, que na tradução significa não cause danos, indicando que a segurança dos clientes é parte integrante da profissão de enfermagem. Desde o inicio da enfermagem moderna e mais recentemente, na 55ª Assembléia da Organização Mundial da Saúde, todos os países foram orientados a terem mais atenção com a segurança dos clientes e o fortalecimento de evidências científicas necessárias para melhorar a segurança na qualidade dos cuidados em saúde.

Neste final de 2009 e início de 2010, vamos rever nossa vida profissional, agradecer a Deus por exercer nossa profissão, na qual temos como instrumento de trabalho o ser humano, que em muitas das vezes vem até nós no auge do seu sofrimento.  Vamos acolher este ser e interagir com o ele, sem tratá-lo como apenas um número de leito, mas sim pelo nome, independente da sua doença, da sua cor, raça ou sexo. Cuide do paciente como se fosse cuidar de um parente. Tenha segurança nos seus procedimentos e garanta a integridade do seu cliente.

Finalizando, desejo a todos da enfermagem um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, repleto de paz, harmonia e amor.

Sugestões para esta coluna, entre em contato pelos telefones: (22) 9968-0165, (21) 9606-7712, ou através do e-mail: renatojsantos@uol.com.br

Capinha O Saquá 115Artigo publicado na edição de dezembro
de 2009 do jornal O Saquá (edição 115)

Similar Posts