Cidade Saúde & Ciência

A importância de uma alimentação saudável

Foto: Antonio Carlos.

Realizou-se no Teatro Mário Lago o 1º Fórum de Nutrição e Diabetes de Saquarema

O combate e a prevenção da diabetes através da alimentação foi a tônica do I Forum de Nutrição e Diabetes de Saquarema, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por iniciativa da nutricionista Vanessa Klapper Pedroso. Realizado no Teatro Municipal de Saquarema, o forum foi aberto pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Amilcar Cunha Ferreira, que lembrou o crescente número de portadores de diabetes no Brasil e no mundo. A diabetes é uma doença silenciosa que causa danos muitas vezes irreversíveis.

O secretário de Saúde, Amilcar Ferreira, abriu o encontro que contou com a presença da prefeita Franciane Motta e do ex-prefeito Jurandir Melo. Foto: Camilo Mota.
O secretário de Saúde, Amilcar Ferreira, abriu o encontro que contou com a presença da prefeita Franciane Motta e do ex-prefeito Jurandir Melo. Foto: Camilo Mota.

Segundo Dr. Amílcar, a realização do fórum de nutrição é importante para a conscientização da população para a prevenção da doença e também para a difusão da informação de que existe no município um programa de combate a hipertensão e ao diabetes: o Hiperdia.  Para a organizadora do forum, nutricionista Vanessa Pedroso, o objetivo foi mostrar os meios de se prevenir e tratar o diabetes.

“Este primeiro fórum é uma vitória para o município”, disse ela, referindo-se ao trabalho de combate à doença, em sua palestra. O fórum contou ainda com palestras proferidas pela médica endocrinologista Dra. Simone Leite, do programa Hiperdia, pela representante do Conselho Regional de Nutricionistas Fernanda Vaz, pela nutricionista Marcia Parentone e pela professora de educação física Ana Cristina da Silva.

O evento, que contou co m a presença da prefeita Franciane Mota na mesa de abertura, mostrou a importância da alimentação na prevenção e no próprio tratamento da diabetes. A Dra. Simone ressaltou a responsabilidade de cada pessoa em relação ao cuidado que deve ter consigo mesma, para efetivamente garantir uma boa qualidade de vida.

“A responsabilidade é de cada pessoa, a responsabilidade não pode ser só do medicamento”, frisou a médica. Segundo ela, as pessoas aprendem a se alimentar de maneira errada e aos poucos vão abandonando as atividades físicas, abrindo assim a porta para a entrada e o desenvolvimento da diabetes tipo 2. Ela também foi enfática ao condenar o consumo excessivo de gordura e açúcar.

O público participou ativamente fazendo perguntas. Foto: Camilo Mota.
O público participou ativamente fazendo perguntas. Foto: Camilo Mota.

Fernanda Vaz, por sua vez, deu ênfase à necessidade de mudar os hábitos alimentares e deu uma verdadeira aula de como prevenir a doença e, principalmente, como escolher os alimentos, dando preferência aos naturais em contraposição aos industrializados. O I Fórum de Nutrição e Diabetes de Saquarema se encerrou com uma degustação de produtos orgânicos, chocolates diet e light, produtos naturais e saborosíssimos quibes e almôndegas feitos de peixe, produzidos pela Cooperativa de Beneficiadores do Pescado e Pescadores de Saquarema (Cobepps). O Fórum contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Saquarema, Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região, Cacau Show, Nestlé e Mundo Verde.

Capinha O Saquá 114Matéria publicada na edição de novembro
de 2009 do jornal O Saquá (edição 114)

Similar Posts