Cidade

A tradicional Festa de N. Sra. de Nazareth

A Banda Lira de N. Sra. de Nazareth homenageando a igreja matriz da Padroeira do Município de Saquarema. Foto: Edimilson Soares

Os 379 anos de devoção à Nossa Senhora de Nazareth foram comemorados com uma grande festa que durou quase 10 dias. Inaugurada em 1837, a igreja matriz, construída em local próximo onde existia no século XVII uma capela, esta sim construída em 1630, abriu suas portas para receber os milhares de fiéis. A celebração do dia 8 de setembro, dia da Virgem de Nazareth, teve início com a alvorada, fogos, banda de música e repicar dos sinos. Ao meio dia, houve a tradicional missa solene, com o arcebispo de Niterói, Dom Alano Pena, e participação do coral Arautos do Evangelho. Entre os devotos, membros da Associação de Direito Pontifício, a prefeita Franciane Motta e o vice Amilcar Ferreira.

Os estandes da Vip Tendas deram um toque alegre e descontraído na festa de N. Sra. de Nazareth. Foto: Edimilson Soares
Os estandes da Vip Tendas deram um toque alegre e descontraído na festa de N. Sra. de Nazareth. Foto: Edimilson Soares

A celebração em Saquarema é o primeiro Círio de Nazareth realizado no país; uma tradição que teve origem no século XVII. Atualmente é a terceira maior festa religiosa do Brasil. À noite, a procissão foi seguida por milhares de fiéis, acompanhando a imagem da padroeira da cidade pelas ruas do Centro, ladeada por crianças vestidas de anjo, e membros da Venerável Irmandade de N. Sra. de Nazareth. Personalidades políticas renderam suas homenagens à padroeira, como o deputado Paulo Melo, líder do governo Sérgio Cabral, a prefeita Franciane, vereadores, secretários municipais e o cantor Elymar Santos que, além de participar da primeira missa do dia, às 6 horas da manhã, acompanhou emocionado a procissão, à noite. Chuva de flores e papel picado, cânticos e uma grande queima de fogos foram o ponto alto da festa da Virgem de Nazareth, que este ano teve seu andor decorado por Leandro Oliveira.

No dia 7 de Setembro, foi eleita a nova mesa administrativa da Irmandade de N. Sra. de Nazareth, que tomará posse no mês de outubro. Fazem parte da mesa: o juiz provedor Danilo Coutinho, a juíza Ailta Gonçalves, o 1º secretário Climo Júnior, o 2º secretário David Bravo, o tesoureiro Otávio de Oliveira e o procurador Arlindo Serafim.

VIP Tendas

Matéria publicada na edição 113 do jornal O Saquá

Similar Posts