Surfe

A final da Seletiva Petrobras de Surfe

No pódio em Saquarema o campeão da etapa, Leandro, de camiseta laranja, e o vencedor do campeonato Thiago, de verde, com Márcio e Simão
No pódio em Saquarema o campeão da etapa, Leandro, de camiseta laranja, e o vencedor do campeonato Thiago, de verde, com Márcio e Simão. Foto: Antonio Carlos

Leandro Bastos vence a 3ª etapa, mas Thiago de Souza sagra-se campeão em Itaúna

O palco não podia ser melhor. O “Maracanã do Surfe” assistiu a uma disputa acirrada em suas águas, de onde saíram consagrados dois campeões no mesmo dia. O carioca Leandro Bastos foi o campeão da 3ª etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, realizada em Saquarema, na Praia de Itaúna. Mas, na final, na contagem dos pontos, ele somou menos pontos que o cearense Thiago de Souza que, mesmo com o vice-campeonato, sagrouse o grande campeão da Seletiva Petrobras de Surfe.

“Batalhei muito para chegar até aqui. Eu cheguei no último final de semana a Saquarema. Aproveitei a festa da padroeira para pedir uma ajuda de Nossa Senhora de Nazareth e acabou dando certo”, disse Leandro que com os pontos que ganhou na Seletiva subiu da 18ª posição para a 4ª colocação no ranking do Brasil Tour, que garante 15 surfistas na principal divisão do surfe brasileiro. Leandro levou pra casa um prêmio de 10 mil reais. “Eu nasci no interior do Ceará, mas logo cedo me mudei para perto da praia. Estou muito feliz com esse  título. Todo mundo vinha dando tudo o que tinha em Saquarema e por isso essa conquista tem um sabor  especial. Foi uma batalha muito grande mas, graças a Deus, eu venci”, disse Thiago. Os pontos dados ao  segundo colocado desta etapa somados aos pontos do título da etapa que conquistou em Maracaípe,  Pernanbuco, valeram o título ao cearense. E no ranking do Brasil Tour, Thiago também está bem: é o 2º colocado, atrás apenas de  Odirlei Coutinho.

Mas este resultado ainda pode mudar. Segundo Marcelo Andrade, diretor executivo da Abrasp (Associação Brasileira de Surfe Profissional), existe a possibilidade de mais uma etapa do Brasil Tour no Ceará. Além disso, o ranking ainda deve mudar bastante por causa dos resultados das etapas regionais que também contam pontos para o Brasil Tour.

O carioca Leandro Bastos numa manobra radical
O carioca Leandro Bastos numa manobra radical. Foto: ASCOM

Muita adrenalina na hora da decisão

O campeonato começou numa quinta-feira, com boas ondas até a final, no domingo. Nessa 1ª bateria da final, passaram Márcio Farney e Leandro Bastos. Na 2ª, Franklin Serpa e Davi de Jesus. Na 3ª, muita tensão. Os surfistas saíram da água sem saber quem estava iria para as semifinais. Demorou para sair o resultado: avançaram para as quartas-de-final Felipe Ximenes e Simão Romão. Na 4ª bateria do dia, venceram o jovem Alex Ribeiro e Thiago de Souza.

Nas quartas-de-final, a 1ª bateria colocou lado a lado Márcio Farney e Davi de Jesus. Na 2ª , a disputa foi entre um carioca e um baiano: Leandro Bastos contra Franklin Serpa. E o “menino do rio” se classificou. Na 3ª bateria, confronto entre Ceará e Santa Catarina: Thiago de Souza e Felipe Ximenes. O nordeste venceu com Thiago. A última bateria foi fantástica, com Alex Ribeiro liderando até os últimos 3 minutos. Mas Simão Romão conseguiu 2 ondas quase perfeitas que foram consideradas as melhores do campeonato.

Na 1ª semifinal, com Márcio Farney contra Leandro Bastos, o carioca Leandro levou a melhor. Na 2ª, com Thiago de Souza contra Simão Romão também não faltou emoção, e Thiago partiu para a finalíssima, já sabendo que era o campeão da Seletiva, graças à eliminação de adversários como Odirlei Coutinho, Hizunome Bettero e Messias Felix. Mas Leandro aproveitou melhor as oportunidades e venceu a etapa de Saquarema por uma diferença de menos de 2 pontos.

Classificação da etapa de Saquarema na Seletiva Petrobras:
1° Leandro Bastos (RJ), 2° Thiago de Souza (CE), 3° Márcio Farney (CE), 3° Simão Romão (RJ).

Ranking Final da Seletiva Petrobras deSurfe 2009:
1° Thiago de Souza (CE), 2° Odirlei Coutinho (SP), 3° Hizunome Bettero (SP).

Ranking atualizado do Brasil Tour:
1° Odirlei Coutinho (SP), 2° Thiago de Souza (CE), 3° Messias Felix (CE), 4° Leandro Bastos (RJ), 5° Rudá Carvalho (BA).

Dia Mundial da limpeza das praias

Limpeza da Praia
Limpeza da Praia

O Dia Mundial de Limpeza do Litoral foi comemorado em Saquarema na Praia de Itaúna, por iniciativa da ESI (Escola de Surf Itaúna), onde o professor de surfe Sol Angel é um grande incentivador das práticas ambientais, tendo inclusive em sua sede uma exposição permanente de peças recicladas. Neste dia um grupo munido de luvas e sacolas plásticas biodegradáveis, caminhou cerca de 2 quilômetros na areia, recolhendo o micro lixo e animando os banhistas a aderirem ao movimento. Ao término do evento, foram coletados cerca de 220 quilos de garrafas, sacos plásticos, pedaços de isopor, tampinhas, canudos, guimbas de cigarro, entre outros. O principal objetivo do Dia Mundial de Limpeza do Litoral é chamar a atenção da sociedade sobre as questões ambientais, buscando alternativas ecológicas, revendo os conceitos, pois o progresso e a sustentabilidade têm que andar juntos. O evento coordenado pelo Instituto nas Ondas do Futuro e da Escola de Surf de Itaúna teve apoio do Instituto Ecológico Aqualung e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Na Manitiba, em Jaconé, o Grupo de Defesa Ecológica Nativos de Jaconé também fez uma limpeza na praia, participando assim desta grande mobilização mundial.

Matéria publicada na edição 113 do jornal O Saquá

Similar Posts