Beatriz Dutra: Cultura é Notícia

Vivendo melhor a vida…

Cultura é Notícia - Beatriz Dutra

Engana-se quem pensa que daqui a 20 anos as doenças que mais assolarão o mundo serão a AIDS, o câncer e as doenças cardíacas. Não. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou recentemente que a DEPRESSÃO deverá se tornar a doença mais comum no mundo.

A vida, não raro, tem sido comparada a uma viagem, na qual a embarcação precisa ter rota e portos de chegada. Do contrário, ela ficará ao sabor das ondas, sem destino. Assim como nós, que precisamos estabelecer nossos rumos, tendo em vista as metas que sonhamos alcançar.

“O sonho é a salvação do homem”, lembra Lygia Fagundes Telles. E tão logo alcancemos um objetivo, tão logo realizemos um sonho, urge estabelecermos novas metas, termos novos sonhos e… levantarmos ancora rumando para eles.

Quem sempre tem metas a alcançar e direciona sua vida para elas, via de regra traz o entusiasmo em si. Não está sem rumo e sem direção a seguir. Sejam quais forem as dificuldades, terá o vigor interior e o estímulo do sonho a realizar.

“Muitas vezes o cansaço nos cerca, mas o espírito é invencível”, escreveu Carlos Nejar.

Sim, o espírito é invencível. E para quem anda desanimado, recomendo dois excelentes livros de escritores moradores aqui em Saquarema: “50 motivos para Amar o nosso Tempo”, de Juan Arias; e “Kira”, de Roseana Murray.

Kira, “a menina-pássaro”, poeticamente nos ensina que “para voar bastam dois braços, um sonho (e…) algumas nuvens no ar” (…).

Artigo publicadao na edição 113 do jornal O Saquá

Similar Posts