Educação

Saquarema realiza Fórum Municipal de Educação

A secretária municipal de educação e cultura Ana Paula falando na abertura do I Forum, sobre a importância da participação de Saquarema na CONAE 2010

Realizou-se no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, o I Fórum Municipal de Educação de Saquarema. Estiveram presentes, a secretária municipal de educação, Ana Paula Fortunato, o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Rafael Pinheiro, o ex-prefeito e atual presidente do IBASS (Instituto de Benefícios e Assistência dos Servidores de Saquarema), Jurandir da Silva Melo, além de professores, diretores, pais e alunos. O objetivo do Fórum foi aprofundar o debate sobre os eixos temáticos da Conferência Nacional de Educação, a CONAE 2010, com propostas para elaboração do plano Municipal de Educação, entre outras discussões e análises, a fim de promover o intercâmbio entre a sociedade civil e os profissionais de educação, resultando num documento com as diretrizes do Fórum Municipal, como preparação para a Conferência Intermunicipal.

A CONAE 2010 contempla a Educação Básica, a Profissional e a Superior. É o mais importante espaço democrático para a construção da política nacional de educação e de seus marcos regulatórios, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade social. Neste sentido, várias palestras enfocaram estes temas no Fórum, entre elas a do filósofo Antônio Gomes dos Santos, que falou sobre a CONAE – 2010, e a da professora Edna Rossin, que falou sobre o Plano Municipal de Educação.

No evento um grupo teatral de alunos do município apresentou a peça “Mais vale uma alma na mão do que duas anjas loucas”. A seguir foi feita uma apresentação de um slide de uma poesia do poeta saquaremense José Bandeira, autor do hino do município. O encontro foi encerrado com a palestra de Jair Passos, pós-graduado em Ensino Religioso, Psico-pedagogia e Dependências Químicas e Emocionais.

Matéria publicada na edição 112 do jornal O Saquá

Similar Posts