Cidade

A abertura solene do Círio de Nazareth

O coral Canto e Encanto, de Búzios, na missa de abertura da festa de N. Sra. de Nazareth, quando também se apresentou, à meia noite, a Banda Lira Nossa Senhora de Nazareth

A abertura oficial das comemorações em honra a Nossa Senhora de Nazareth, Padroeira de Saquarema, foi um evento solene. No dia 31 de agosto, a maior festa religiosa do município se iniciou com uma procissão, trazendo a nova réplica da imagem da padroeira, feita pelo artista plástico Rodrigo Buarque. Formado em pintura, pela Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ e morador de Saquarema, Rodrigo trabalhou durante 3 meses, para realizar uma réplica perfeita da padroeira de Saquarema, que era um sonho antigo da Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth. Com detalhes e toda a riqueza da imagem original, a réplica foi confeccionada em fibra e vidro, com resina, tendo forte resistência e ao mesmo tempo muito leve. Para esta imagem não haverá fronteiras; ela será missionária e visitará capelas, paróquias e espaços públicos, levando a todos a sua benção.

Durante a Missa Solene de Abertura das Festividades na Matriz de Nossa Senhora de Nazareth, a participação especial do coral Canto e Encanto, da cidade de Búzios, criou um clima especial de profunda religiosidade. Quase à meia noite, a Banda Lira Nossa Senhora de Nazareth circulou pelas ruas do centro da cidade, tocando dobrados e anunciando que em poucos minutos já seria setembro, mês dedicado à padroeira dos saquaremenses. Exatamente à meia noite, a banda tocou o hino “Maria de Nazareth” dentro da igreja e uma grandiosa queima de fogos e o repicar dos sinos anunciaram a todos que o Círio de Nazareth mais antigo do Brasil tinha acabado de ser aberto oficialmente.

A festa esse ano conta com muitas novidades. Além do coral Canto e Encanto, de Búzios, a Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth convidou mais três corais: Rainha Assunta e Cantavento, de Cabo Frio e o Coro dos Arautos do Evangelho, de Campos. E, além da Banda Lira de Nossa Senhora de Nazareth, a Irmandade convidou a banda do Colégio Plínio Leite, de Niterói, para louvar a padroeira da cidade. Ainda no mês de setembro, dia 20, às 11:45, a cidade terá a honra de receber a visita da réplica oficial da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém, do Pará. A Imagem que estará em visitação ao Rio de Janeiro virá especialmente a Saquarema de helicóptero e retornará no mesmo dia, às 14:30. Neste dia, haverá missa solene celebrada ao meio dia, por Dom Roberto Francisco Ferreria Paz, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói e haverá o encontro das duas Imagens de Nossa Senhora de Nazareth: a estrela do maior Círio do Brasil, que é em Belém do Pará e a segunda que é a estrela do Círio mais antigo do Brasil, que é em Saquarema. Segundo alguns historiadores, o Círio de Nazareth, aqui em Saquarema, é também a mais antiga devoção a Nossa Senhora de Nazareth fora da Europa.

O provedor Aluizio e a juíza Valéria estão promovendo uma campanha de doação de prendas para o grande leilão que acontecerá às 14h, no dia 8 de setembro, na Praça Oscar de Macedo Soares, antes da procissão em louvor a Nossa Senhora de Nazareth. As prendas poderão ser entregues a partir do dia 1º de setembro na Igreja Matriz.

Caminhada de Arraial do Cabo a Saquarema

Um grupo de fiéis fará uma caminhada de 3 dias pela orla marítima, saindo de Arraial do Cabo, passando por Praia Seca, em Araruama, e terminando o trajeto em Saquarema. Batizada de “Caminho do Encontro das Luzes”, a caminhada reúne devotos de Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Nazareth e será feita de 6 a 8 de setembro. Segundo o artista plástico Nelsinho, houve anos atrás uma encenação no Teatro Mário Lago, de uma peça de Walmir Ayala, com as três santas que seriam primas. A iniciativa partiu dos devotos de Arraial do Cabo.

O encerramento da caminhada coincide com os festejos da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Nazareth, no dia 8, quando haverá uma grande missa campal na praça em frente à igreja matriz, às 18 horas. Inscrições e informações sobre o evento podem ser obtidas no Centro Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo, ou através do telefone (22) 2622-1650 ramal 219. O “Caminho do Encontro das Luzes” tem apoio da Secretaria de Educação de Arraial do Cabo, Subsecretaria de Cultura de Araruama e Departamento de Cultura de Saquarema.

Matéria publicada na edição 112 do jornal O Saquá

Similar Posts